Cuidados com as roupas

Como posso eliminar as manchas de óleo ou as deixadas por insetos?

Estas marcas devem ser removidas o mais rápido possível: quanto mais tempo elas permanecem, mais difícil de removê-las.

Para limpar marcas de insetos, utilize sabão neutro aplicado em um pano úmido e macio. É recomendado para remover quaisquer manchas orgânicas deixadas por insetos (por exemplo, besouros, mosquitos, gafanhotos, entre outros). Os resíduos liberados por eles são bastante agressivos ao couro ou tecido.

Qualquer óleo ou graxa deve ser eliminado imediatamente com um pano macio e úmido. Limpe com movimentos circulares suaves, evitando esfregar demasiadamente a área suja. Seque a roupa em um local bem ventilado e longe de fontes de calor. Recomendamos usar um cabide para evitar que a roupa fique enrugada ou assimile formas que são difíceis de eliminar.

 

Como posso limpar meu vestuário vintage?

É essencial que você siga as instruções da etiqueta de lavagem fixadas da peça.

Os produtos vintage foram desenvolvidos com couro italiano selecionados. Estes artigos são caracterizados por um efeito de acabamento à base de óleos e ceras, especialmente criado para dar a aparência de usado e com personalidade agressiva que melhora com a idade: esta particularidade dá o efeito característico Vintage, perfeito para o conceito de estilo “On Road” desta linha de vestuário.

Para assegurar a limpeza e durabilidade de seu produto, evite o acumulo de sujeira ao longo do tempo. Para remover a sujeira recomenda-se utilizar o kit de limpeza especial e proteção prevista nesta linha de produto (seguir cuidadosamente o método de aplicação com um pano macio e limpando a superfície com movimentos circulares delicados, nunca se concentrar excessivamente em um único lugar). Secar em lugar seco, longe de luz direta e calor. Se você não estiver satisfeito com o resultado que seria melhor RECORRER A UM ESPECIALISTA EM LIMPEZA DE COURO.

 

Como faço para limpar e cuidar de minhas roupas de couro?

Para assegurar a limpeza e durabilidade de seu produto, evite o acumulo de sujeira ao longo do tempo.

Para limpar sua roupa de couro Dainese, basta seguir as seguintes recomendações:

1) Não esfregue o couro com escova, materiais abrasivos ou cremes;

2) Para remover mosquitos e poeira, basta limpar a área com uma esponja macia, água e sabão neutro. Recomenda-se remover imediatamente todos os pontos deixados pelos insetos, os fluidos liberados por eles são muito agressivos ao couro;

3) Qualquer óleo ou graxa devem ser removidos imediatamente com um pano macio, úmido e limpo, com suaves movimentos circulares, evitando esfregar a área manchada. Nunca utilize produtos químicos ou materiais abrasivos;

4) Seque o macacão em local bem ventilado, longe de fontes de calor, o melhor é usar um cabide para evitar que a roupa fique enrugada ou deformada.

5) Quando a peça esta seca e acidentalmente é molhada, o couro pode parecer seco e rígido. Para restaurar suas características iniciais recomendamos a utilização do Kit Dainese de proteção e limpeza. O kit possui dois itens: o primeiro tem a função de eliminar sujeiras profundas, e o segundo, manter o couro macio e hidratado.

 

Como limpar as roupas com tecido com Gore-Tex® ou D-Dry®?

Assim como o couro, evite o acumulo de sujeira nas roupas de tecidos sintéticos, ao longo do tempo a sujeira pode penetrar entre as tramas e dificulte sua remoção.

Roupas Dainese elaboradas com membranas impermeáveis ​​e respiráveis​​, como D-Dry ® ou GORE-TEX ®, devem ser lavadas em água morna (máx. 30 °C) com sabão neutro. Não utilize detergentes que contenham solventes e abrasivos, siga as recomendações de lavagem indicadas na etiqueta do vestuário.

Ao lavar certifique-se de tratar o tecido externo delicadamente, o excesso de atrito pode danificar as fibras.

É recomendável a remoção dos estofamentos e proteções, fechar os fechos de velcro (isso evita o efeito abrasivo sobre o tecido ou forro interno). Além do mais, é importante lembrar-se de secar a roupa em um lugar seco, longe de luz direta e calor.

Lembre-se de tomar muito grande cuidado com roupas de diferentes composições. Neste caso, é recomendado seguir rigorosamente as instruções da etiqueta do vestuário. Todos os tecidos técnicos, com propriedades mecânicas devem ser tratadas de forma delicada e apenas com detergentes neutros.

Importante: Não use amaciante ou detergentes que contenham solventes e abrasivos. Os amaciantes podem enfraquecer significativamente as fibras do tecido e danificar a resina e a membrana respirável (PTFE ou Teflon) aplicada entre os tecidos.

 

Como lavar minhas luvas Dainese?

Para luvas de couro não é recomendado lavagem, evite o acumulo de sujeira ao longo do tempo e utilize produtos adequados para limpeza e hidratação de couro, para mantê-las limpas e macias.

Luvas de tecido com membranas GORE-TEX ® ou D-Dry ®, no entanto, necessita de uma limpeza mais profunda, neste caso recomenda-se lavá-las a mão delicadamente em água morna (máx. 40 °C) com sabão neutro. Em seguida, seque-as em um local arejado, longe da luz direta e calor, recomenda-se pendurá-las pelos punhos, com os dedos apontando para baixo.

Lembre-se de tomar cuidado com roupas de diferentes composições. Neste caso, é recomendado seguir rigorosamente as instruções da etiqueta do vestuário. Todos os tecidos técnicos, com propriedades mecânicas devem ser tratados de forma delicada e apenas com detergentes neutros.

Importante: Não use amaciante ou detergentes que contenham solventes e abrasivos. Os amaciantes podem enfraquecer significativamente as fibras do tecido e danificar a resina e a membrana respirável (PTFE ou Teflon) aplicado entre os tecidos.

 

Como devo limpar minhas botas Dainese?

Para limpar sua bota Dainese siga algumas regras simples:

1) Não utilize cremes ou esfregue as botas com escova ou materiais abrasivos.

2) Para remover a sujeira, simplesmente limpe-a com um pano úmido e macio, esfregando suavemente a superfície.

3) Secar o calçado em local bem ventilado, longe do calor direto.

4) No caso do couro das botas molharem, ela pode parecer seca e rígida. Para restaurar suas características iniciais recomendamos a utilização do Kit Dainese de proteção e limpeza. O kit possui dois itens: o primeiro tem a função de eliminar sujeiras profundas, e o segundo, manter o couro macio e hidratado.

O kit também pode ser utilizado para a limpeza e cuidados normais, sempre quando ela estiver seca.

 

Como posso limpar uma peça de vestuário em tecidos mistos?

É essencial que você siga as instruções da etiqueta de lavagem fixadas da peça.

Impermeabilidade

Qual a diferença entre D-Dry® e Gore-Tex®?

Do ponto de vista técnico a membrana D-Dry ® à prova d’água suporta uma coluna de água mínima em tecido liso (sem calor e costuras seladas) de 10.000 mmH2O, o mesmo que a membrana Gore-Tex ®.   Assim, em termos de impermeabilidade, não há diferença entre as duas membranas. A principal diferença está em sua respirabilidade (permeabilidade ao vapor de água), a membrana Gore-Tex® é ligeiramente superior (cerca de 30% mais respirável do que o D-Dry®). Vestuário com um forro D-Dry® tem melhor relação custo e benefício: uma vez que é um material produzido exclusivamente para Dainese, consequentemente os custos do produto é reduzido.

Proteções

Posso usar um protetor MTB ou de SKI para andar de moto e vice-versa?

A legislação estatutária do equipamento de proteção exige que no processo de certificação declare o tipo de uso a proteção será destinada. Por conta disso, a Dainese não pode assumir a responsabilidade de proteção para qualquer outro uso. Além do mais, temos uma ampla gama de equipamentos de proteção para diferentes atividades, facilmente poderá encontrar o equipamento de proteção adequado para sua atividade.

 

Como são testados os equipamentos de proteção?

Todos os nossos equipamentos de proteção passam por diversos testes de certificação, caso contrário não seriam permitidos para venda.

Com relação aos protetores para motociclismo, os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual, do termo em inglês PPE – Personal Protective Equipment) são classificados pela EC Directive 89/686 (Diretiva da União Européia) na categoria 3:

Categoria 1 EPI para artigos de proteção contra ferimentos leves;

Categoria 2 EPI para todos os artigos que não se enquadram nas outras duas categorias;

Categoria 3 EPI para os artigos que protegem contra risco de vida e lesões.

Proteções que se enquadram nas categorias 2 e 3 obrigam o fabricante a enviar uma requisição para a European Notification Body para obter a certificação CE (Comunidade Européia) do EPI. Todos os protetores Dainese da categoria 2 foram submetidos a este procedimento de certificação com os órgãos de notificação européias. Todos os protetores Dainese da categoria 2 são, portanto, testados sob as normas técnicas de referência: EN 1621.1/97 ou PT 1.621,2 / 03. Os protetores Daninese da categoria 2 foram desenvolvidos para proteger os ombros, cotovelos, joelhos e costas.

 

Couro de canguru ou couro bovino? Qual devo escolher?

O couro de canguru é mais flexível do que a de outros tipos de couro e, consequentemente, pode ser utilizado com uma espessura mais fina, fornecendo a mesma proteção à abrasão mecânica e resistência a rompimento. Isso permite uma redução de peso que é, sem dúvida, importante e perceptível para o piloto. A desvantagem é que o couro de canguru não tem a mesma durabilidade de uma peça semelhante de couro bovino. Portanto, a escolha entre estes dois materiais depende de como você pretende utilizá-la: se sua escolha é a competição, o couro de canguru é recomendado, se você vai utilizar apenas para passeios, os produtos de outros tipos de couro cumprem bem essa função.

 

O que oferece uma melhor proteção, o couro ou o tecido?

Proteção é um conceito que se refere à capacidade do material em minimizar ações climáticas do tempo (chuva, vento, água, calor, frio, etc), da poluição (poluição do ar, partículas finas, insetos, etc) e de lesões em caso de um acidente (abrasões, cortes, rasgos, perfurações e impactos).

O nível de proteção oferecido por uma peça de roupa técnica deve ser vista como a junção de cada elemento que constitui o produto, sem tirar a mobilidade e controle do motociclista. A escolha dos materiais que constituem uma peça de vestuário é o resultado de estudos sobre as propriedades específicas oferecidas por cada componente individualmente, quer seja um fio, uma proteção rígida, um tecido elástico ou de couro.

Para satisfazer os requisitos de proteção, pode-se dizer que todo o material é concebido a partir das necessidades específicas que deverá ser posicionada na peça de vestuário da melhor maneira a cumprir as suas funções.

Em sua construção, é essencial a análise da composição dos materiais da peça de vestuário, para obter o máximo de resultados e o equilíbrio adequado entre o conforto e desempenho, especialmente nas áreas estatisticamente mais expostos à abrasão durante uma queda.

Como regra geral, pode-se afirmar que, para desgaste e resistência à abrasão, sem dúvida, o couro é o mais resistente em relação aos tecidos disponíveis no mercado. Para obter a resistência à abrasão comparável àquela oferecida por um tecido de couro, precisa ser desenvolvida com o mesmo peso, densidade e espessura.

Nem mesmo tecidos como Nylon® e Kevlar® da DuPont conseguem atingir os níveis de desempenho do couro. É por isso que utilizamos diferentes materiais em áreas estatisticamente menos susceptíveis à abrasão em caso de deslizamento, para proporcionar o máximo ajuste e liberdade de movimento para ao motociclista, ao mesmo tempo, garantindo elevados padrões de segurança no vestuário.

Reconhecemos que há muitos avanços na investigação aplicada na engenharia de tecidos.

D-Stone, tecido exclusivo da Dainese, é um claro exemplo deste progresso: é projetado e produzido exclusivamente para Dainese, e feito de multifilamentos de nylon e inserções de elastômero, para garantir a resistência à abrasão e rasgo maior do que alguns tipos de couro.

Do ponto de vista prático, isto significa que, a partir dos testes diários realizados nos laboratórios Dainese, o D-Stone prova ser muito similar ao couro em testes mecânicos.

No teste de resistência à abrasão de impacto (EN 13595-2), o tecido D-Stone apresentou superioridade de desempenho em relação ao couro. Por esse fato, ele é usado em áreas específicas dos vestuários, não só para aproveitar as suas excelentes propriedades mecânicas, mas também a sua elasticidade e ventilação parcial.

Em caso de abrasão em alta velocidade, o atrito com o asfalto cria forte calor: a alta temperatura pode derreter até mesmo a melhor das fibras sintéticas. O couro, ao contrário dos tecidos técnicos convencionais, tem a particularidade de não desenvolver tanto calor quando sofre atrito prolongado, conseguindo dissipar-se graças à disposição natural de suas fibras: esta característica ainda define sua superioridade em relação a outros materiais na proteção do piloto, graças às suas qualidades naturais de conforto e caimento, que sempre foram difíceis de bater.

Estudos constantes buscam soluções inovadoras para melhoria do desempenho mecânico de resistência à abrasão com objetivo de atingir e superar as performance atribuída ao couro.

 

Como escolher o tamanho correto de protetor?

A escolha do tamanho correto de um protetor de coluna é determinado pela altura da cintura até o ombro (altura entre o ponto médio do ombro e que não ultrapasse a sétima vértebra cervical e a cintura imediatamente acima do osso ilíaco). Fique atento, a dimensão correta da correia de cintura, identificados por tamanho (ex: XS, S, M).

Não é correto definir a medida do protetor de coluna com base na altura da pessoa, a proporção corporal varia de pessoa para pessoa.

Onde Comprar

Não há loja Dainese em minha região, como posso adquirir os produtos?

Neste caso você pode adquirir os produto Dainese pela internet. Procure o link “Visite o site” na relação dos revendedores oficiais Dainese disponível na página http://www.dainesebr.com/onde-comprar/ .

 

Onde comprar produtos Dainese em minha região?

A relação dos revendedores oficiais Dainese está disponível na página “Onde Comprar”, acesse: http://www.dainesebr.com/onde-comprar/ .

Antes de dirigir-se a uma das lojas, recomendamos que ligue para verificar a disponibilidade dos modelos, tamanhos e cores.

Garantia

Como funciona o processo de garantia da Dainese?

Todos os equipamentos e vestuários Dainese estão cobertos pela garantia contra defeito de fabricação, durante o prazo de 6 (seis) meses contados a partir da data de emissão da Nota Fiscal.

Você deve relatar o ocorrido com foto e imagem da nota fiscal de compra, para o email: sac1@brms.com.br ,sendo constatado defeito de fabricação, seu produto deverá ser enviado à garantia para reparo ou substituição. Lembre-se de guardar sua nota fiscal, ela é a garantia da data da compra do seu produto, sem ela não há como atender a garantia.

O envio deve ser realizado por correio – PAC no endereçamento abaixo:

BRMOTORSPORT
A/C GARANTIA
Al Tocantins, 764
Alphaville – Barueri – SP
CEP 06455-020

O prazo máximo para resolução dos reparos é de 30 (trinta)* dias a partir da data de recebimento do mesmo pela importadora.

A garantia não é válida se os defeitos forem devido a:

– desgaste de uso;

– queda ou abrasão;

– danos causados por mau uso;

– intervenção;

– negligência ou falta de cuidado;

– no caso de consertos e/ou alterações efetuadas por pessoas não autorizadas.

Para maiores informações entre em contato com a Garantia

Horário de atendimento: 10h às 16h de Segunda – feira a Sexta – feira.

E-mails de contato: sac@brms.com.br ou sac1@brms.com.br

IMPORTANTE: A BR Motorsport, importadora oficial da Dainese no Brasil, presta garantia apenas para produtos adquiridos em território nacional e que sejam importados pela BR Motorsport. Não serão aceitos produtos Dainese importados de outros países.

* Este é o prazo máximo estipulado pelo Código de Defesa Consumidor, ainda sim, nosso objetivo é antecipar ao máximo a resolução da garantia.

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre um macacão bi-partido (div) e um inteiriço (pro)?

Em termos de segurança, os dois oferecem os mesmos benefícios, porém, para viagens longas, com algumas paradas, o macacão div oferece maior praticidade na hora de abastecer a motocicleta, por exemplo, ao passo que o macacão pro oferece mais conforto quando utilizado para alta performance. A ausência do zíper na parte da cintura possibilita maior mobilidade e conforto na hora da tocada.